[b]Lembrei de você!
Orkutei.com.br

Confira mais figuras de Poemas no www.orkutei.com.br

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Hipertexto

Diante das leituras realizadas sobre o que é hipertexto e com base no que configura autores renomados e seus estudiosos, destaca-se Theodore Nelson que criou o termo hipertexto na década de 60, para denominar a forma de escrita / leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”, até então essa idéia havia sido manifestada apenas por Vannevar Bush.
Compreende-se que o hipertexto está relacionado à evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. Auxilia o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é uma forma de organização em rede.
Pode-se dizer então que é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Nesse sentido, o termo remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks ou links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo do texto principal, ícones gráficos ou imagens e tem a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
As leituras também mostram que o hipertexto não restringe apenas no campo da informática, mas encontra-se também nos livros de formatos convencionais, onde os autores buscam facilitar a compreensão de cada capítulo na sua individualidade, sem que perca a essência que compõe o todo, a idéia central. Permite o leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário