[b]Lembrei de você!
Orkutei.com.br

Confira mais figuras de Poemas no www.orkutei.com.br

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Reflexão da aula : Regionalização do Espaço Brasileiro

A princípio foi proposto aos alunos a examinarem os mapas que mostram as migrações internas do país em dois momentos: de 1970 e 1980 e após 1991, onde os alunos puderam verificar algumas mudanças importantes;
Foi comentado sobre os fluxos de longa distância especialmente no Tocantins; Explorado bem a leitura dos mapas;
A partir dessas informações foi proposto aos estudantes investigarem os percursos e deslocamentos realizados por pais, avós e outros familiares.
Para mobilizá-los, foi utilizado a canção brasileira Lamento Sertanejo (Gilberto Gil & Dominguinhos); Os alunos fizeram a atividade proposta e fizeram a socialização.
Fizemos uma organização dos dados levantados pelos alunos em um gráfico de barras destacando os lugares de origem e destino do universo de pessoas pesquisadas. Em papel quadriculado, foram registrados os resultados (nº de alunos X Estado de origem) com utilização de uma quadrícula padrão.
Na discussão coletiva sobre os resultados obtidos os alunos assinalaram os Estados e regiões com maior número de migrantes.
Foi discutido as causas mais freqüentes dos deslocamentos e as dificuldades ou oportunidades encontradas no lugar de destino (trabalho, moradia, relações sociais e outros), e também as relações entre os movimentos migratórios e os processos de urbanização ocorridos no país. Em seguida, foi elaborado no quadro-de-giz uma síntese com as principais conclusões.
Ao fazer a avaliação coletiva dos resultados do trabalho foi verificado as aprendizagens ocorridas de acordo com os objetivos estabelecidos inicialmente e
registrado as observações feitas sobre a participação de cada um nos momentos de trabalho individual e coletivo.
Foi considerado também a qualidade e correção dos produtos finais apresentados e levado em conta eventuais desdobramentos da proposta de trabalho, como estudos sobre migrações de retorno, emigração de brasileiros ou adaptação de migrantes do campo nas grandes cidades.
Experimente esta aula. Postarei o PLANO no Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário