[b]Lembrei de você!
Orkutei.com.br

Confira mais figuras de Poemas no www.orkutei.com.br

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Reflexão sobre a aula: espaço de vivência, reconhecimento e memória.

Vídeo utilizado: Percepção da paisagem.
A aula foi trabalhada numa turma do Programa Aceleração de Aprendizagem Anos Finais do Ensino Fundamental e os alunos com certeza já trazem muitos conhecimentos do espaço onde vivem como também circulam diariamente de espaços mais distantes apresentados pelos meios de comunicação e até mesmo presencial em capitais, metrópolis e cidades pequenas.
Ao iniciar o trabalho na sala de aula, a primeira busca foi saber como esses alunos se situam no espaço em que vivem, que elementos dele conseguem perceber, como representa esse espaço, que noções geográficas trazem, que símbolos da cartografia utilizam.
Ao conversar com os alunos sobre os lugares onde vivem, que lugares são esses, como são? O que eles fazem? Do que gostam e do que não gostam? E uma reflexão importante: Esses lugares sempre foram do jeito que são hoje?
Foi discutido o significado de “lugar” em Geografia como um espaço importante para nós, um espaço no qual vivemos, freqüentamos, onde aconteceram coisas que marcaram nossa memória, onde vivem pessoas que conhecemos e com as quais temos relações mais próximas.
Na atividade realizada em grupo os alunos participaram muito bem, desenharam ruas, a cidade, a escola, prefeitura, entre outros. Finalizados os desenhos, cada grupo fez sua apresentação e fixaram na sala de aula. As atividades foram discutidas, enfocando semelhanças e diferenças, modo de viver dos povos, área urbana e rural e assim, foram várias provocações.
Ao fim das discussões, foi feito uma retomada sobre alguns pontos importantes:
*O que os alunos disseram que não sabiam sobre os bairros, a cidade, e aprenderam durante as discussões;
*Lugar é espaço que conhecemos bem, significativo para nós;
*Um lugar é feito de construções, pessoas, atividades, relações;
*Desenhar é uma maneira de pensar, discutir sobre o lugar;
*Um desenho não representa tudo o que existe num lugar, um desenho e como alguém entende esse lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário